sexta-feira, 12 de julho de 2013



PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Psicologia organizacional e uma visão humanista que são definidas como uma atividade que corresponde ao artificialismo da existência humana. A definição do Dicionário Aurélio o coloca como “atividade coordenada de caráter físico e/ou intelectual necessária para a realização de qualquer tarefa, serviço ou emprego”. O trabalho tem como finalidade suprir as necessidades humanas seja elas financeiras, sobrevivência e/ou existências, pois o trabalho forma a identidade do indivíduo.

A Psicologia Organizacional, segundo Spector, refere-se ao desenvolvimento e a aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho, preocupando-se em compreender o comportamento individual e aumentar o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.

A Psicologia Organizacional não se restringe a gestão de pessoas, também dá atenção à saúde do trabalhador e da organização. O psicólogo nesse contexto será majoritariamente uma ponte de comunicação entre os interesses de “patrões e empregados”. A saúde e boas condições de trabalho proporcionadas ao colaborador possibilitarão melhor desempenho e maior satisfação do organismo empresarial e da sociedade.

A psicologia organizacional é um método de ampliação para aperfeiçoamento do desempenho profissional, trazendo melhoria e uma boa convivência organizacional, diagnosticar e intervir são meios usados pelos psicólogos para possibilitar estratégias e resoluções de problemas dentro da empresa.

A Psicologia Organizacional não se restringe a gestão de pessoas, também dá atenção a saúde do trabalhador e da organização.

O papel do psicólogo organizacional é acompanhar os trabalhadores  em seu local de trabalho, avaliando o grau de  dificuldades, as angústias, as frustrações, os desentendimentos e os conflitos que podem aparecer, mediando entre eles, proporcionando apoio. Com um único intuito que é a melhoria do desempenho profissional.  Outro papel do psicólogo organizacional é fundamental para alcançar níveis excelentes de qualidade por toda a organização. Podendo ele atuar em vários setores, como:

·         Recrutamento; 
·         Treinamento; 
·         Auditorias;
·         Analisar cargos e salários;
·         Realizar pesquisa sobre os sentimentos e as emoções dos funcionários;
·         Projetar sistema de avaliação de desempenho;
·         Avaliar a eficácia de uma prática específica.


Fonte: http://psi21organizacional.blogspot.com.br/ acessado dia 12/07/2013 ás 20:00
Fonte: http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=bfaqzgajg acessado dia 12/07/2013 ás 20:30

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