Comportamento Organizacional
Segundo Maximiano(1992)1 "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."
Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.
A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.
Comportamento
Organizacional
O Comportamento Organizacional é o estudo dos indivíduos
(individualmente ou em grupo ) e do seu comportamento dentro do contexto de uma
organização e num determinado ambiente de trabalho.
O Comportamento Organizacional envolve o estudo da aprendizagem, percepção, criatividade,
motivação, personalidade e desempenho da tarefa, o comportamento cooperativo,
os comportamentos desviante ética e cognição.
É uma área
interdisciplinar que inclui a sociologia, a psicologia, a comunicação e a
gestão.
Entender o
comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria
da gestão de pessoa, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a
possibilidade de prever, e especialmente a
evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
Objetivo do Comportamento Organizacional
O objetivo principal do comportamento Organizacional será
obter uma melhor e maior compreensão dos diferentes fatores que podem
influenciar a dinâmica individual em grupo
num ambiente organizacional.
Objetivos secundários
: os indivíduos e os grupos duma organização possam tornar-se mais eficientes e
eficazes.
Níveis dos
Comportamento Organizacionais, destacamos:
Nível Individual – Estuda as expectativas,
motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra
individualmente através de seu trabalho.
Nível Individual – Estuda a formação das equipes,
grupos, as funções de desempenhadas por estes, a comunicação e integração uns
com os outros, além da influência e o poder do líder nesse contexto.
Uma pessoa que possui o comportamento adequado às exigências
da empresa, mas não tem conhecimento de
suas atividades, tecnicamente falando, não atingirá o sucesso. O oposto também
coincide, pois uma pessoa que sabe muito do que faz, mas não se porta conforme
às expectativas da organização, naturalmente será visto com maus olhos.
Gestores centralizadores não dão espaço para ideias e prendem
seus subordinados em suas ações e decisões. Então, no papel de líder é importante
saber criar um ambiente na equipe que facilite a solução de problemas, estimule
a inovação e dê autonomia aos liderados. “A alta direção da empresa precisa ter
um discurso que estimule a prática de um bom ambiente de trabalho e com boas
condições para os profissionais. Essa filosofia deve ser passada para a média
gerência e para o primeiro nível de chefia, como supervisores”, opina
Moschetti.
O diferencial competitivo do profissional está em saber gerir
as próprias características. Ou seja, no autoconhecimento e na identificação
das competências e do perfil comportamental.
Fonte: http://www.slideshare.net/ruiloureir/comportamento-organizacional-25124998 acessado 17/09/2013 às 23:11
Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de-pessoas/conceito-de-comportamento-organizacional/ acessado
18/09/2013 às 07:35
Fonte: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/as-atitudes-e-comportamentos-exigidos-pelas-organizacoes acessado 18/09/2013 às 08:20
Nenhum comentário:
Postar um comentário